ARANDU

Mostra Arandu de Filmes Etnográficos

LABORATÓRIO ARANDU

Laboratório de Antropologia Visual do curso de Antropologia da UFPB, CCAE/Campus IV.

Localizado na cidade de Rio Tinto foi inaugurado em 2011 e tem como objetivo geral viabilizar a realização de aulas práticas e de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia (iniciação científica, estágio supervisionado e trabalhos de conclusão de curso), como suporte à formação nas habilitações de Antropologia Social e de Antropologia Visual tanto quanto no curso de Mestrado em Antropologia.

O Arandu é um espaço de criação e produção fílmica e fotográfica, estreitamente ligado às pesquisas etnográficas dos pesquisadores. Conta com ilhas de edição, equipamentos diversos, um espaço físico para exibição de filmes e um acervo de filmes e fotografias.

O acervo é composto de materiais visuais associados às atividades e pesquisas docentes e discentes, organizados em diferentes seções tais como: Fundo José Humberto Nascimento (Tiuré) composto principalmente de fotografias e filmes sobre os índios Potiguaras, Fundo Silvia Caiuby Novaes (LISA/USP), com fotografias dos Potiguaras tomadas em 1983, Fundo SEAMPO-GT indígena, com materiais em vídeo VHS, entre outras ligadas às disciplinas e aos eventos realizados no campus IV.

%d blogueiros gostam disto: